quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Estímulos discriminativos, generalização e uma bola vermelha.




Ué, mas você não havia dito "vermelha"?


De acordo com B. F. Skinner, a extensão do efeito de um estímulo a outros estímulos denomina-se indução ou generalização. A efetividade de uma única propriedade de um estímulo revela-se quando não nos sentimos bem na presença de um estranho, pois se parece com um conhecido de quem não gostavamos. Isso não necessariamente dependerá se percebemos ou não o fato. Compreendido isso, as "intuições" ou "impressões" que temos a cerca de algumas pessoas recém conhecidos podem não parecer mais algo tão sobrenatural.
Em um experimento comportamental, um pesquisador dava comida a um pombo toda vez que ele bicasse um círculo vermelho. O alimento é um estímulo reforçador, pois aumenta a probabilidade do comportamento de bicar o círculo. Após a resposta estar ocorrendo com certa frequência, o pesquisador mudou a cor do círculo vermelho pelo laranja, e o pombo continuou a bicar o círculo, ainda que a quantidade de respostas tivesse diminuido.
Muitos podem dizer que esse comportamento não deveria ocorrer com a mudança de cor, mas o fato é que algumas das propriedades de estímulo responsáveis pela emissão do comportamento de bicar permanecem presentes (p. ex., o tamanho do círculo e seu posicionamento na câmara experimental).
Ta certo, é tudo muito bonitinho e muito legal, mas o que diabos isso tem a ver com a bola "VERMELHA"???


Ok! Vamos lá então...


É comum vermos uma criança correr atrás de uma bola verde e emitir respostas verbais como: "Olhem que bonita a minha bola vermelha!". Isso pode ocorrer simplesmente porque anteriormente a criança foi reforçada por seus pais ao emitir a reposta verbal "vermelho" em relação a uma bola que era realmente vermelha. Como sua nova bola verde possui diversas propriedades comuns a sua outra bola (tamanho, forma, etc.), e que ainda não foram selecionadas por estímulos discriminativos e reforço diferencial, é normal que a criança emita essa resposta verbal. Quando tais procedimentos forem aplicados, a criança passará a responder adequadamente ao estímulo "vermelho".
Podemos também reforçar a criança por todos os comportamentos relacionados ao estímulo vermelho (reforço diferencial de um estímulo discriminativo: o vermelho) sem reforçar os comportamentos relacionados as outras propriedades físicas da bola (isso provocará extinção, ou seja, o término dos comportamentos relacionados a tais propriedades). Desse modo teremos uma abstração, isto é, a criança agora pode dizer "vermelho" sem vinculação a outras propriedades de estímulo.
O curioso é que muitos poderiam dizer que a criança teve uma falha no processamente de informação frente ao estímulo "vermelho". Entretanto, uma análise funcional nos revela que o ambiente selecionou o comportamento sem que precisassemos atribuir um papel causal a "cognição".

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